Ufanismo…

Esse foi meu texto do Complicada & Perfeitinha de hoje, mas achei que ele merecia seu espaço aqui. ;)

Bom, desde criança eu sempre achei engraçado o dia 21 de Abril ser feriado de Tiradentes, e o dia 22 de abril, que é aniversário do nosso país não ser, mas tudo bem, é só mais uma lista das coisas que eu morrerei sem entender.

Hoje é aniversário do Brasil: 510 anos! E, ao contrário da lavagem cerebral que rolou na época dos 500 anos, não vi nadica de nada sobre a data na mídia. Portanto, vou eu, aqui no bloco do eu sozinho, falar um pouco dessa data. E bem lá nos meus primórdios no Judão, eu escrevi a respeito desse tema, e, não é bem um mero texto requentado, mas sim uma repetição de assunto – por isso pode até ser repetitivo, uma vez que minhas ideias não mudaram tanto em 4 anos. Mas a data e o momento pedem isso de mim.

Sou uma pessoa ufanista, sempre fui. Ufanar, pelo dicionário Houaiss: verbo transitivo direto e pronominal – tornar (alguém) ou sentir-se orgulhoso ou envaidecido. Ex.: ufanaram-no as lisonjas; ufanou-se do sucesso de sua equipe de futebol. E eu sou uma ufanista e me ufano muito do país em que nasci, onde vivo e não pretendo sair jamais. Não sou, nem nunca fui, daquelas nacionalistas irracionais que se propõem a vangloriar tudo que é feito aqui, só porque é brasileiro. Eu admiro, elogio e respeito as coisas de qualidade que são feitas aqui. Também não sou (e por sinal detesto) daqueles nacionalistas oportunistas que só se manifestam nas épocas de Olimpíadas e Copa do Mundo, ou que ficam se gabando de qualquer brasileiro que está em alta, seja um astronauta brasileiro, ou o nadador do momento, ou um corredor de F1 e aí pouco importa se é o Massa ou o Barrichello, o que importa é estar por cima pra esse tipo de gente.

Eu me vanglorio de coisas reais, de uma gente sofrida que luta pra cacete pra fazer o salário chegar até o fim do mês; de um cara semi-analfabeto, mas que nasceu com o dom de ser repentista e caminha por toda a secura do nordeste pra mostrar a sua arte; de uma música de qualidade verdadeira (poética e instrumental) que é admirada em vários lugares do mundo; de escritores geniais que escrevem poesias e romances que prendem a nossa atenção. É disso que eu me ufano.

Eu tenho um orgulho imenso de ser brasileira e tenho pra mim que posso passar o resto da minha vida dando cabeçada, mas que faço a minha parte pra melhorar esse país. Eu amo esse lugar, amo essa gente. Mas isso não me torna cega pro tanto de coisa ruim que acontece. Não é porque eu me orgulho e nem porque eu amo que o Brasil é perfeito, muito longe disso. Todo o amor que sinto só me faz ver com mais clareza o tanto de defeitos e problemas que temos e que precisamos mudar.

Tem muita coisa ruim acontecendo, mas precisamos convir que, no geral, somos muito apáticos. O brasileiro tem mania de dar as costas pros problemas. Se a política tá ruim, dane-se, político é tudo igual mesmo, eu voto nulo e tá resolvido o problema. Se tem um mendigo pedindo esmola eu fecho o vidro “filmado” do meu carro pra não ter que conviver com isso. Se tá difícil arrumar emprego aqui, faço minhas malinhas e me mudo pros Estados Unidos ou pra Europa, porque lá vou lavar banheiro de madame, mas vou ganhar dinheiro. Gente, não é assim que as coisas funcionam. A gente tem que se ufanar do País e por isso mesmo sair brigando por ele. Prestar atenção em quem elege pra poder cobrar depois, perceber que por mais “enjaulado” que você esteja, a pobreza vai continuar existindo no mundo lá fora. Não é fingindo que o problema não existe que ele vai se resolver.

Por isso eu sou uma defensora do Brasil, da nossa cultura, da nossa música, da nossa poesia, da nossa gente. Já tem tanta coisa errada e ruim nesse mundo, a gente precisa valorizar o que a gente tem de bom. E eu percebo nitidamente isso. E eu bato palmas, com vontade, pra esse povo brasileiro, que é honesto, solidário e que se vira pra levar uma vida digna. Mas também não deixo de dar uma vaia bem dada pros “espertalhões” que desviam dinheiro, que fazem do pescoço dos outros escada, que crescem na vida dando rasteira. Tem gente de todo o tipo, mas apure a visão e perceba que tem bem mais gente legal do que podre (o duro é que só a podridão ganha visibilidade).

Eu amo MPB, amo literatura brasileira, amo literatura de cordel, amo Cinema Nacional, amo novelas da Globo (e as minisséries também), amo ver repentistas usando da sua simplicidade pra rimar, assim como amo tantas outras maneiras que o nosso povo arranjou pra se expressar.

Porque pra mim ser brasileiro não é só botar a camisa da seleção e comemorar um possível hexacampeonato; não é se perfazer de orgulhoso porque um astronauta brasileiro foi pro espaço como turista; não é bater palmas pro Diego Hypólito só porque ele trouxe medalhas e depois xingá-lo quando ele caiu de bunda na última Olimpíada; não é dizer que ama tênis só porque o Guga foi campeão e nem saber como funcionam as regras do jogo. Isso não é ser brasileiro – ser brasileiro é outra coisa. #tchurumpchiiii

Se mexa, faça a sua parte, divulgue o que temos de bom e combata o que temos de ruim. Se ufane mais do país que você vive e faça o que tiver ao seu alcance pra torná-lo ainda melhor. Isso sim é ser brasileiro. =)

Sobre Tayra

"Eu não aceito o que se faz Negar a luz, fingindo que é paz A vida é hoje, o sol é sempre Se já conheço eu quero é mais"
Esta entrada foi publicada em Lavando a alma com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Ufanismo…

  1. ANGELA MARIA DE MELO diz:

    MENINA UFANEI EM VC, TENHO 40 ANOS E VC CONSEGUIU ME FAZER CHORAR COM SUA CLAREZA DE EXPRESSÃO.

    TO ORGULHOSA QUE TEMOS BRASILEIROS ASSIM QUE GOSTE DE SE EXPRESSAR E NÃOMELEVE A MAL VOU ESPALHAR DAS FORMAS QUE EU PUDER ESPALHAR.

Deixe uma Resposta

