O falso patriotismo do brasileiro

Se tem uma coisa que me cansa é nego que caga e anda pro País, dia após dia, e aí vem alguém e fala um cisco e resolve dar chilique e ficar putinho. Isso é tão recorrente que já deu, né, meu povo…

As pessoas ao invés de se posicionarem como gente que ama, valoriza e quer o melhor para o Brasil e correr atrás pra que o país seja de fato cada vez melhor, não, tá lá, com a bunda na cadeira, fazendo manifesto de #forasarney no Twitter, votando no Tiririca, jogando lixo na rua e sonhando em ir morar no exterior já que tem seu passaporte europeu que conseguiu tirar graças àquele tataravó italiano que sua mãe falou que tinha.

Aí que você vai entrevistar o elenco de um filme que se passa no Rio de Janeiro – no caso Velozes e Furiosos 5 – e o povo resolve ficar revoltado com o diretor, produtor e elenco, porque no filme mostra que o Rio tem favela e polícia corrupta. Pôxa, que mancada, né! Uma cidade tão linda (que inclusive é ressaltado isso no filme logo de cara, você até fica embasbacado com tanta beleza natural mostrada), com uma polícia exemplar, sem uma manchinha no currículo e que todos os seus cidadãos vivem em condomínios de luxo. Aí vem esses gringos safados e inventam que aqui tem favela e corrupção… Que absurdo!!!

Sério, gente. Vocês acham mesmo que:

– um filme como Velozes e Furiosos é algum tipo de documentário e que tudo que eles falam é tido como verdade absoluta e apurada por quem assiste?
– que tudo bem fazer o filme com as mesmas questões, porém se passando em Los Angeles, Tóquio, Chicago, Nova York, Berlim, Roma, Buenos Aires, Bogotá… Mas com cidades brasileiras jamais?
– que tapar o sol com a peneira faz a realidade ficar mais bonita?

Desculpa, mas se as pessoas realmentem se preocupassem com a imagem do Brasil lá fora fariam por onde. Muito fácil falar, esculachar e, além de cagar e andar pro país, quando viajam pra fora dão mini-golpes como não comprar bilhete de trem na Europa, sair sem pagar o abastecimento de carro nos EUA, forjar pulseirinha vip pra ter acesso a determinados lugares. Atitudes que só reforçam o preconceito que se tem em torno do jeitinho brasileiro.

Por que, ao invés de ficar de mimimi por conta de um filme que se passa no Brasil e mostra pontos negativos da cidade, você não corre atrás de fazer o melhor pelo país em cada um dos seus pequenos atos?

Sobre Tayra

"Eu não aceito o que se faz Negar a luz, fingindo que é paz A vida é hoje, o sol é sempre Se já conheço eu quero é mais"
Esta entrada foi publicada em Desabafinho. ligação permanente.

6 respostas a O falso patriotismo do brasileiro

  1. diz:

    Nooooooooooossa, Tayra sou sua fã!!!! :-D Brigada por traduzir todo meu sentimento!

  2. Rodrigo Paiva diz:

    A doença do Brasil é o brasileiro, infelizmente.

    No caso de jogar lixo na rua, eu não tenho mais saco pra ver isso. Se vejo alguém jogando algo na rua, recolho e devolvo à pessoa com uma trollface dizendo: “Migão, vc deixou cair isso aqui!”. Acho que ainda vou arrumar briga por causa disso, mas que é gratificante a cara de ódio de quem é pego no flagra, ah, isso é! rs

  3. Suuu diz:

    É isso aí!
    Tem que mostrar de tudo que há no Rio…a beleza natural e o povo mal educado!
    A riqueza da natureza e a pobreza da população.

    Só, por favor, espero que eles não façam como em “Turistas”, pq venda de órgão foi escroto demais!

  4. diz:

    Adorei, Tay! Bem verdade! As pessoas esquecem do país onde moram e depois vem dar piti por besteira! igual quando lançaram aquele ‘Turistas’ que todo mundo ficou revoltadíssimo, afinal, que absurdo mostrar turistas sendo drogados e assassinados por brasileiros? Fazer filme de terror em qqer outro país pode, né?

    • t4yra diz:

      Então, é isso que me incomoda… Pô, é ficção, gente… Foda-se que tinha turista sendo drogado e com órgãos roubado, se fosse na Romênia podia, mas aqui não pode…

      Eu não acho que vou pra França e vou ter que encarar um cosplay de estátua fazendo disputa comigo ou que em Amsterdã vai ter a Shena como puta de luxo, só porque vi isso no Eurotrip… =P

  5. Julio Kirk diz:

    Achei seu site pelo Google, exatamente porquê redigi um texto recentemente com o mesmo tema:

    http://estranhosemnome.wordpress.com/2011/04/23/uma-palavra-sobre-patriotismo/

    Ah, bom texto o seu, parabéns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s