A palhaçada do Carnaval Paulista 2012

Eu amo Carnaval, apesar de esse ano ter me rendido à preguiça, essa é uma das festas que eu mais gosto. Sou portelense de coração e aqui em São Paulo eu sou Nenê (esse ano minha escola tava no Grupo de Acesso, que apesar do resultado sair super atrasada, por conta do baculejo todo que rolou no Grupo Especial, já fiquei sabendo que eles foram campeões e subiram!). E eu fiquei esperando o desenrolar da história pra poder me pronunciar, mas como parece que isso só vai acontecer amanhã, vim aqui dar os meus pitacos…

Pra começar, eu sou palmeirense, detesto a Gaviões, mas PQP, que mania de perseguição que o povo tem com os gambás. Mal sabe o que aconteceu e já vem acusando eles, dizendo que é claro que eles iam invadir pra roubar as notas, porque corintiano só sabe roubar e toda aquela sorte de piadinhas básicas envolvendo corintiano e maloqueiro. Mas, por favor gente, não foi a Gaviões que invadiu e roubou as notas. Foi um idiota com roupa da Império da Casa Verde. Furou o cerco dos seguranças, derrapou pelas mesas dos narradores, roubou as notas e saiu rasgando tudo.

Depois disso a Gaviões, a Camisa e várias outras escolas invadiram e participaram do quebra-quebra. A questão é que a Gaviões anda sempre uniformizada e todo mundo identificou de cara. E nem é justificando nada, porque vandalismo não se justifica. Nunca! A Gaviões tava ali no meio sim, chutou os troféus, arrancou as grades, invadiu a pista local da Marginal e saiu causando pelo trânsito da cidade até chegar na quadra da escola. Mas justiça seja feita, não foram eles quem começaram e muito menos estavam sozinhos nessa palhaçada…

O engraçado é que eu tava comentando mais cedo no meu Facebook, e já fiz posts em blogs antigos meus falando sobre, mas eu acho que rola sim uma perseguição descarada da Liga das Escolas de Samba com a Gaviões desde 2006, quando eles entraram com uma liminar pra derrubar uma decisão da Liga de separar a Gaviões e a Mancha para um grupo específico de escolas oriundas de torcidas, mesmo que desfilando junto com o Grupo Especial. Seria uma competição a parte, mas eles não concordaram, entraram com a liminar, concorreram no Grupo Especial e foram rebaixados (numa retaliação nítida). E a partir de então, ano após ano, é gritante o quanto a escola tem sido perseguida. E olha que eu detesto a Gaviões, quero mais que eles se explodam, mas eu acho que justiça é justiça. E eu já vi eles fazerem carnavais impecáveis e ficarem lá embaixo na tabela. E olha que o 8,9 que tiraram hoje foi uma prova disso e já estava levantando esse debate muito antes de todo o bafafá acontecer e, claro, a Gaviões se meter no fuzuê.

Agora estão lá trancados os presidentes de tudo quanto é escola com o presidente da Liga pra decidir o que vão fazer: quem vai ser a campeã, o que vão fazer em relação às notas que não foram lidas, como serão punidos os envolvidos… ZzzZzzZzz, Blablablá e já viu… Eu quero ver é o presidente da Liga ter culhão suficiente para cumprir o regulamento e desvincular Império da Casa Verde, Gaviões da Fiel e Camisa Verde e Branco, que são as escolas com membros identificados. De acordo com o regulamento da Liga:

Capítulo III – Da eliminação
III – Comportamento inadequado por parte de qualquer Dirigente ou Representante da Escola de Samba, devidamente identificado, na concentração, dispersão, durante o desfile ou na apuração, no sentido de pressionar, ameaçar ou agredir a integridade física ou moral de algum membro da organização, LIGA, comissões, jurados, componentes da própria ou de outra agremiação, ou, ainda, os prepostos e empregados da São Paulo Turismo. No caso de comprovação de tal comportamento, a Escola de Samba será sumariamente eliminada do concurso, com a consequente desfiliação, bem como, conforme o caso, sofrerá, ainda, as sanções previstas no Estatuto Social.

Mas é claro que ele tá arregando e tá trancado há horas com os presidentes das escolas por isso. Mas o regulamento diz que qualquer membro ou dirigente com comportamento inadequado, seja na concentração, dispersão, desfile ou apuração do carnaval, terá sua escola eliminada do concurso e será expulsa da Liga. Ou seja, eu que desde o começo achava que as escolas tinham que ser punidas com o rebaixamento pro Grupo de Acesso, estava enganada, porque isso é caso pra desvincular as três. Mas eu duvido que ele banque essa decisão!!! Ainda assim, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

No fim, quem tinha razão era mesmo Vinícius, que quando falava de Carnaval já dizia: “Tristeza não tem fim, felicidade sim. A felicidade do pobre parece a grande ilusão do carnaval. A gente trabalha o ano inteiro por um momento de sonho, pra fazer a fantasia de rei ou de pirata ou jardineira, pra tudo se acabar na quarta-feira”.

Só é uma pena que uma festa que tradicionalmente era do povo tenha se transformado numa coisa tão mafiosa, onde sobra pouco espaço para o povo em si, para as comunidades e para escolas tradicionais, que querem mostrar o samba e seu trabalho de um ano todo por conta de vândalos como esses. Eu acredito que seria necessário uma medida drástica como o banimento dessas escolas para salvar o Carnaval de São Paulo. Porque depois de uma espetáculo deprimente como esses, eu, se fosse turista, tendo Rio de Janeiro, Salvador, Olinda como opção, jamais optaria por São Paulo. Pelo bem do Carnaval Paulista a Liga deveria se posicionar firmemente. Ainda assim, eu duvido…

UPDATE: Acabaram de anunciar que a Mocidade Alegre foi a Campeã e que Camisa e Pérola Negra foram rebaixadas, mas nada se falou sobre punição.

366/48

Sobre Tayra

"Eu não aceito o que se faz Negar a luz, fingindo que é paz A vida é hoje, o sol é sempre Se já conheço eu quero é mais"
Esta entrada foi publicada em Desabafinho com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a A palhaçada do Carnaval Paulista 2012

  1. Pingback: Carnavália « Silêncio e Som

Deixe uma Resposta

