Meme: o prato que eu arraso fazendo

O meme da vez é pra gente contar qual o prato a gente arrasa fazendo e esse, até agora, foi o mais fácil de fazer. Eu gosto de cozinhar, bastante – acho que herdei da minha vó esse lance, porque, assim como ela, a parte que eu mais gosto é de ouvir os elogios sobre o prato que preparei. Porém, eu detesto ter a obrigatoriedade de cozinhar. Doido isso, né! E eu tenho um sério defeito como cozinheira: não experimento nada enquanto estou fazendo, vai tudo no instinto. Na maioria das vezes sai certíssimo, porém às vezes eu dou uma errada. Curiosamente o que eu mais erro é o sal do arroz, que é a coisa mais elementar – ahahaha – por isso está combinado que o Thiago salga e experimenta se tá bom, o resto fica por minha conta. Minha comidinha do dia a dia é bem boa, principalmente o feijão, que é inspirado no feijão da minha vó (melhor feijão que já comi na minha vida – mas meu irmão diz que o meu já superou o dela – sonho meu!!!).

Mas o que eu sempre gostei mais de fazer foram as receitas de doces. Desde bem pequena faço bolos e, modéstia totalmente a parte, sempre ficaram muito bons. E também os meus docinhos de festas são muito bons, todos eles: brigadeiros, beijinhos, bichos de pé etc. Tanto que depois dos 21 anos, quando minha mãe disse que já tava na hora de eu começar a bancar o meu ballet, eu vendi muito doce na academia pra pagar as viagens para os concursos de dança pelo Brasil afora, as taxas de concurso e até mesmo fantasia. Eu sei que se nada mais der certo nessa vida eu posso bem virar doceira, viu – ahahahahaha. O bolo aí de cima foi o que eu fiz de presente pro aniversário da Laila.

E a receita que eu escolhi e que é um verdadeiro sucesso e que eu já faço há uns 15 anos pras minhas amigas e que sempre todo mundo pede mais e mais é o meu pavê de brigadeiro. Infelizmente eu acabei não tendo nenhuma foto dele pra ilustrar o post, mas tem uma foto de outro pavê, o de chocolate preto e branco, que eu fiz pro almoço de dia dos pais (com um pudim de leite condensado ao lado), mas como é pavê, fica a licença poética. ;)

Pavê de Brigadeiro

>> Ingredientes
• 2 pacotes de biscoito champagne
• 3 gemas
• 1 colher de sopa de amido de milho
• 2 latas de leite condensado
• 1 lata (usar como medida) de leite de vaca
• 1 lata de creme de leite
• 1 pacote e 1/2 de granulado (do pequeno)
• 3 colheres de sopa de chocolate em pó (não é Nescau, Toddy ou afins)
• 2 colheres de sopa de manteiga
• 1/2 litro de leite

>> Como fazer
Faça um creme usando as gemas, 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite de vaca, o amido de milho e mexa em fogo baixo até engrossar (é opcional, às vezes eu faço esse creme de chocolate, às vezes eu faço sem, se quiser que seja de chocolate é preciso colocar 2 colheres de chocolate em pó). Reserve e deixe esfriar.
Enquanto isso forre uma travessa ou um pirex com biscoito champagne, porém antes umedeça os biscoitos no leite. Depois que o fundo estiver bem forradinho, você deve despejar o creme – que já vai estar frio – sobre os biscoitos. Faça mais uma camada com biscoitos úmidos e reserve.
Agora você vai fazer o brigadeiro da cobertura, só que para ele espalhar melhor e ficar mais molinho, a gente vai acrescentar uma lata de creme de leite à receita tradicional. Por isso vamos levar ao fogo brando uma lata de leite condensado, o creme de leite, as 2 colheres de manteiga e as 3 colheres de chocolate e o procedimento é o mesmo de sempre, mexer sempre até desprender do fundo da panela. Esse você vai despejar por cima do pavê ainda quente, assim que sair do fogo. E aí completa cobrindo tudo com uma generosa camada de granulado.
O pavê tá pronto, agora você vai levar à geladeira por pelo menos duas horas – ou uma hora de freezer – e já pode servir, mas quanto mais gelado mais gostoso. E no dia seguinte, quando ele fica mais gelado e mais molhado, ele fica um pecado.

Juro, essa receita é sucesso garantidíssimo e todo mundo sempre me pede pra fazer e refazer. Espero que tenham gostado. A Anne já contou a receitinha sucesso dela – tô louca pra fazer o carbonara (que é uma receita que eu sempre quis arriscar, mas fico com medinho – hehehe). A Sy, Gabi, Lívia e Andressa tão fazendo suspense e me deixando curiosa – hehehe.

366/214

Sobre Tayra

"Eu não aceito o que se faz Negar a luz, fingindo que é paz A vida é hoje, o sol é sempre Se já conheço eu quero é mais"
Esta entrada foi publicada em Meme, Receitinhas com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Meme: o prato que eu arraso fazendo

  1. Esse pavê ai me lembrou o que eu fazia… com tres chocolates. ai que saudade

  2. laila diz:

    Ai aquele bolo…… deixou saudades!
    O pavê ainda não provei, fica pra próxima.

Deixe uma Resposta

