Fica, vai ter bolo…

Hoje é dia de Bolo de Reis, pra trazer bastante fartura. O ano passado eu ensinei a fazer o dito-cujo aqui.

Mas o assunto do dia é o bolo de Kit Kat. Repostando o que comentei ontem no Facebook, quem me lê aqui bem sabe que eu comecei a fazer esse bolo antes do hype, depois de ver uma foto no Pinterest e aguardar por 6 meses para dar de presente de aniversário pra Bia. Foi o primeiro, depois fui aprimorando bastante a receita e o modo de montar o bolo.

Mesmo sendo um bolo-cobaia, o sucesso foi imediato, até porque é um bolo muito vistoso, bonito e que ganha qualquer pessoa pelos olhos. Resultado: vários amigos queriam também. E então desde 2012 muita gente já ganhou o seu: Laila, Taygoara, Isabel, Suelen, Marina, Denise, Lana e Raíssa. Além de alguns offlines… E a Cris ganhou a versão olho-de-sogra. Todo mundo ganhou, menos Vanessinha, que está no Canadá (cata a piadinha velha – hihihi), e antes de ir embora falou: “todo mundo ganhou bolo de Kit Kat, menos eu”. Senti a alfinetada e prometi que em julho ela ganha, nem que eu vá até Vancouver para fazer o danado – hehehe.

Mas nunca nesses dois anos o bolo fez tanto sucesso quanto o que dei pra da Lia. Por isso, aproveito e re-compartilho a receita e o passo a passo.

bolo de kit kat

(essa foto linda por sinal, foi a Lia que tirou do bolo que fiz pra ela – é a primeira foto do bolo cortado que eu vejo, porque a gente sempre tira dele pronto, todo mundo come e ninguém lembra de mostrar como ele é dentro)

A principal diferença do bolo da Bia pro bolo da Lia (olha só, quase deu rima), é que antes eu fazia a massa de liquidificador (tem no link da receita lá em cima), e agora tenho usado massa de pão de ló, que fica mais macia. Mas essa de liquidificador é mais fácil de fazer, então, se preferir ficar com ela, dá certo do mesmo jeito e todo mundo curte.

Lembrando que os recheios que já fiz foram:

– bicho de pé – Bia
– doce de leite – Laila e Lia
– brigadeiro – Taygoara (que inclusive já ganhou a versão original e versão bolacha champagne), Cris, Lana e Raíssa, Suelen
– brigadeiro com morango – Denise, Wilma e Marina
– olho de sogra – Cris

Mas dá pra rechear e cobrir com o que você gostar mais. Mas deixa de papo e vamos à receita.

bolo da denise

(esse de cima foi feito com Disquettis em formato de coração, e minhas primas que pediram pra dar de presente pra Denise)

>> Ingredientes
:: Massa
3 xícaras de açúcar refinado
3 xícaras de farinha de trigo
4 gemas
4 claras em neve
1 xícara de água
1 colher de sopa de fermento em pó químico (como eu já uso farinha com fermento, eu pulo essa parte)
Como em geral eu faço a massa de chocolate, acrescento tb meia xícara de Nescau – mas o tom do marrom fica ao gosto do freguês ;)

:: Cobertura
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 colheres de sopa bem generosas de chocolate em pó amargo (ontem eu usei o do Padre, mas muitas vezes eu uso o da Mavalério, que vende em lojas de artigos para bolo)
1 colher de manteiga (opcional – muitas vezes eu faço sem)
15 Kit Kats (pro bolo da Lia eu usei 10 – tamanho menor, já que era pra só duas pessoas e essa era a menor forma que eu tinha – hihihihi – pro da Bia eu usei 13 – mas é sempre importante ter uns dois extra, porque pode dar alguma zica, quebrar, etc.)
2 pacotes de M&Ms marrom, ou 8 tubinhos de mini M&M’s, ou dois pacotes de Confetti ou qualquer outro tipo de confeito colorido de chocolate. Independe a marca. A dica é que os confeitos menores ficam mais bonitos e são mais fáceis de mastigar nessa equação toda – hehehe

:: Recheio
Como eu disse lá em cima, fica a gosto do freguês, no da Lia eu fiz de doce de leite, então usei apenas uma lata de leite condensado – mas você pode optar pelo doce de leite pronto – mas acho que fica mais doce, e no caso desse bolo, qualquer excesso de açúcar pode ser prejudicial no resultado final

:: Molhinho para umedecer o bolo
1 lata de leite condensado
a mesma medida de água

>> Como Fazer

:: Massa
Na batedeira, bata as gemas com a água até dobrar de volume. Coloque o açúcar peneirado e volte a bater. Coloque aos poucos a farinha de trigo peneirada e o fermento. Com a batedeira desligada acrescente as claras em neve e misture delicadamente.

Coloque a massa em assadeira redonda untada e deixe por cerca de 40 minutos (mas vá conferindo, porque isso varia de forno pra forno) em temperatura de 180º.

:: Recheio
Cozinhe a lata de leite condensado na pressão e deixe ficar 20 minutos (depois que chiar) e desligue. Espere esfriar antes de abrir para não se queimar, ok!

:: Cobertura
Leve ao fogo baixo o leite condensado, o creme de leite e o chocolate (e se quiser, a manteiga) e deixe cozinhar, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. O ponto é um pouco mais molinho que o brigadeiro tradicional, para ser mais fácil de espalhar (por isso que vai creme de leite) e tem que ser chocolate amargo, porque o Kit Kat é beeem doce, e os recheios em geral também são, então, se você não quebrar esse doce todo, fica insuportável de comer.

:: Molhinho para umedecer o bolo
Leve os ingredientes ao fogo e misture bem até tudo ficar bem incorporado, não precisa deixar ferver, apenas começar a fazer aquelas mini-bolhinhas na lateral e já pode desligar.
DICA: o Thi adora usar essa misturinha pra botar no Açaí, porque fica com o sabor do leite condensado, mas o doce dá uma quebrada. Você pode usar essa misturinha pra esse e outros fins também. Sempre que faço, eu já faço logo uma receita dupla e deixo uma garrafinha na geladeira pra ele. ;)

kit kat 2

(esse é o bolo da Marina, com brigadeiro com morango dentro)

>> Como Montar

Agora começa a parte divertida da brincadeira, e apesar de metódica e um pouco trabalhosa, é bem fácil…

Precisa deixar dar o bolo dar uma esfriadinha, pra não quebrar e tudo mais. Caso ele fique com uma lombadinha – porque às vezes cresce mais no meio – precisa cortar a lombada, pra ele ficar bem plano dos dois lados. Aí uma das receitas vai ser a base, como o bolo é muito alto, precisa umedecer pra não ficar secão e é aí que você usa o molhinho que ensinei. Fure bastante a receita de baixo, e depois regue com uma concha, pra ficar bem molhadinho. Leve pro freezer enquanto segue no resto do passo a passo.

Com a lata do doce de leite bem fria – se não tiver vá jogando água corrente nela, até você ter certeza de que pode manejar a mesma sem se queimar – abra a dita-cuja e então resgate a metade de baixo do freezer e passe o doce de leite nela toda. É bom que a camada de doce fique bem generosa.

Aí você cobre o doce de leite com a outra receita de bolo e faz os furos e rega com o molhinho de novo. Geralmente é nesse momento que eu preparo a cobertura, e enquanto isso o bolo fica na geladeira. Com o brigadeiro pronto – precisa esperar ele esfriar só um pouquinho, porque se endurecer demais, não dá pra espalhar – você tira o bolo da geladeira e já passa o brigadeiro na parte de cima e nas laterais do bolo. A camada precisa ficar um pouco espessa no topo e quase nada espessa nas laterais. :)

Aí depois de todo besuntado por brigadeiro é a hora do Kit Kat. Quebre o Kit Kat ao meio, deixando separado sempre de 2 em 2 palitos, porque assim fica mais fácil do círculo ficar mais bem feito e também mais fácil na hora de cortar o bolo. Passe uma camadinha bem fininha do resto do brigadeiro na metade de baixo do Kit Kat e vá colando ao redor do bolo, e vá repetindo esse procedimento até o final. Pra essa receita vão 10 Kit Kats, mas eu acho bom sempre ter uns 2 ou 3 de reserva, como eu disse antes, pode quebrar, e também vai que a forma é maior, né!

Depois de tudo prontinho, você escolhe uma fita bem bonita e dá um laço – essa parte é bom contar com uma ajuda, porque fica bem mais fácil fazer em duas pessoas. Na primeira vez que fiz o bolo, antes de dar o laço eu dei dois nós, o que não foi legal, porque pra tirar o laço foi muito complicado. O ideal é dar um nó simples, pedir pra uma pessoa segurar o nó e fazer o laço com um nozinho bem arrematado. Aí na hora de cortar, você desfaz o laço, tipo inauguração de eventos – hehehehe.

kit kat 1

(bolo da Pietra, com recheio de brigadeiro)

Depois que o laçarote já tiver feito é hora de jogar o M&M’s na cobertura (lembrando que pode ser Confetti, Disquetti ou o confeito colorido que você preferir, e também pode ser granulado ou qualquer outra coisa pra deixar o acabamento bem bonito!) e levar o bolo pra geladeira. Sugiro ele ficar umas 2 horas na geladeira, pra ele absorver bem os “líquidos” todos e ficar mais molhadinho e gelado.

E aí, voilá, é só ser feliz! Relembrando que o bichinho fica bem doce, porque o Kit Kat em si é um chocolate muito doce. Eu em geral descarto o meu (sempre tem alguém querendo pegar – hehehe) e como só a massa mesmo. O resultado é sempre lindo e o sucesso é garantido. Tá meio old fashion, mas continua sendo uma sensação, sempre tem amigos querendo. ;)

Quem fizer, depois me conta aqui como ficou.

Sobre Tayra

"Eu não aceito o que se faz Negar a luz, fingindo que é paz A vida é hoje, o sol é sempre Se já conheço eu quero é mais"
Esta entrada foi publicada em Felicidade Partilhada, Receitinhas com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

25 respostas a Fica, vai ter bolo…

  1. Gabie Pereira diz:

    Meu deus!!! Que delicía! Quanto Mais doce melhor aushuash <3

  2. ines diz:

    que bom que até outubro dá pra vc aprimorar bastante hahahahaha
    #pedinte #caradepau #vaigordinha

  3. Ana Paula diz:

    Qual o tamanho da forma?

  4. NOSSA QUE MARAVILHOSO ESSE BOLO!

    QUERO A RECEITA DO BICHO DE PÉ. SOU FANÁTICA, MAS NÃO SEI FAZER.

  5. mapanassi diz:

    adorei a receita e quero fazer logo :)

  6. Aline Furlin diz:

    Qual o tamanho da forma??

  7. Samara Bispo diz:

    Essa receita que está no post é para uma forma de quantos cm?
    Preciso de uma receita para a forma de 18 cm, você usou a mesma receita?

  8. Luisa diz:

    Olá! Não entendi uma parte da receita! Cada receita é para um andar ou deve ser feita apenas uma receita e depois cortá-lá ao meio? Desculpa a pergunta boba :(

    • Tayra diz:

      A receita é de um bolo. Mas você tem que fazer duas vezes. Cada um em uma forma. Se você fizer a receita e corta-la ao meio, como o Kit Kat é muito alto, a “piscinha” formada por eles vai ficar muito funda… =D

  9. francini diz:

    Adoreii a receita, como que é o recheio de olho de sogra? E o de brigadeiro com morango nao vai soltar agua?

  10. Pingback: Sempre Glamour » Blog Archive » Meu bolo de aniversário – Bolo Kit Kat

  11. Roberta diz:

    Ei Tayra! Comprei todos os ingredientes para fazer o bolo amanhã, e descobri que a panela de pressão está quebrada. Você sabe se tem como cozinhar o doce de leite sem ser na pressão? O que você sugere? Infelizmente não tenho como conseguir outra até amanhã ;/

    • Tayra diz:

      Nesse caso o ideal seria escolher algum outro recheio, como brigadeiro por exemplo. Ou então usar doce de leite pronto – eu gosto mais das marcas Itambé, Nestlé ou Aviação. Mas o caseiro tem um sabor mais suave… ;)

  12. =OOOO AAAmo essa torta! descobri teu blog ontem quando tava preparando uma, buscando umas dicas. Te achei pelo blog da Lia. Também fiz um passo a passo com umas diquinhas báaasicas pra quem mora no calor hahahaha
    http://www.caseirizando.blogspot.com.br

  13. Vanessa diz:

    Oi flor, o bolo serve quantas pessoas?

    • Tayra diz:

      Aproximadamente umas 20h. O bolo é beeeeem alto, raramente alguém repete – porque também é bem doce. E fica com cerca de uns 4 a 5 quilos (dependendo do recheio).

  14. Marina Moreno diz:

    Essa receita é para a forma de 25? Bjs

  15. Eu fiz!!! Ficou liiiiiiiiiindo!!! Amei! Usei todas as suas dicas!!!!
    Obrigada

  16. Tayra, olha a foto do último bolo de kit kat que fiz. Esse foi para o aniversário de 5 anos do meu filho. Foi um sucesso!!!
    Muito obrigada bjsssss
    http://ideiartedesign.blogspot.com.br/2015/06/festa-capitao-america.html

Deixe uma Resposta

