Repostagem de receita – Bolo de Reis

reyes-magos

Começo de ano é época de “férias”e eu sempre aproveito pra testar receitas – amanhã deve ter post de receitinha que vou testar pela primeira vez e depois compartilho aqui. Mas hoje vou aproveitar para repostar uma receita que trouxe para vocês há cerca de uns dois anos e fazer umas mudancinhas que fiz nela no ano passado e achei que o bolo ficou melhor.

Mas o lance é que amanhã é Dia de Reis, dia que aqui a gente usa pra desmontar a árvore e tirar toda a paramentação natalina que espalhamos pela casa. Mas, poxa, gente, hoje é o dia que os três reis magos chegaram pro menino Jesus com seus presentes e vocês vão deixar passar em branco?

reyesNão sei se vocês sabem, eu já contei por aqui, mas nunca é demais relembrar, é no Dia de Reis que as crianças da Espanha e de vários países da América Latina ganham seus presentes (eles não ganham no Natal, como nós, e sim no Dia de Reis, porque foram os Reis Magos que trouxeram os presentes para Jesus – e faz todo o sentido do mundo, né!). Eu aprendi isso quando era criança, lendo Mafalda – pois é, leio a musinha desde 1987, vai vendo… Mas foi adulta, quando estudava Espanhol que fui lendo mais a respeito. Lá eles fazem a ceia de Reis, preparam vários doces tradicionais, inclusive uma deliciosa Rosca de Reis com um “presente”, que originalmente era um feijão ou uma moeda, mas que evoluíram para figuras de presentes ou reizinhos, que são confeccionados justamente para se colocar na Rosca de Reis.

Eu tenho quase certeza que esta rosca que deu origem ao Bolo de Reis. Não é assim tão tradicional aqui no Brasil, mas na minha família é, e já tem uns dois anos que eu sou a responsável por fazer o bolo – inclusive já liguei pra minha mãe e marquei de tomarmos café da tarde amanhã pra cortarmos o bolo. A gente sempre faz, e em 2012, que, sabe-se lá por qual motivo, falhamos e não fizemos, o ano financeiro foi uma desgraça pra todo mundo – hahahaha. Por isso, não custa nada reforçar a tradição. Assim como na Rosca de Reis, você precisa colocar um presente, geralmente um anel ou uma imagem dos Três Reis Magos no bolo, e segundo a tradição, quem come o bolo tem fartura o ano todo, e a pessoa que encontra o presente, vai ser o bem-aventurado financeiramente durante o ano que acaba de começar. Nos anos que o Thiago que achou o anel, vou te dizer que foi uma beleza aqui. E os outros sortudos, geralmente são meu pai ou minha mãe – mimimi, nunca sai pra mim. Já tá na minha hora, né, Melchior, Gaspar e Baltazar! Dá uma forcinha aí… ;)

Dessa vez aproveitei que iria ao Mercadão pra comprar um dos ingredientes da receita que vou partilhar amanhã e dei um pulinho na 25 de março, e então esta vai ser a primeira vez que vou fazer o bolo com uma medalhinha dos Três Reis Magos. =D

Agora chega de blablablá e vamos logo pra receita, que é o que interessa, né! A receita é basicamente a mesma que já trouxe pra vocês antes, a principal mudança vai ser a cobertura. Já aviso que é um bolo que tem um preparo meio metódico, frescurento, mas nada de muito complicado, e vale a pena porque o resultado fica sensacional.

Nas fotos abaixo o bolo do ano passado, o de 2013 e a medalhinha que vai na receita deste ano.

Bolo de Reis

>> Ingredientes

::Massa
200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de chá de açúcar mascavo
4 ovos
1 lata de Leite Condensado
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de frutas cristalizadas ou alguma fruta seca da sua preferência
1 xícara de chá de uva-passa preta sem semente (eu não uso uva-passa porque não gosto, no lugar coloco ameixa seca, cortada em 6 pedaços, mas a receita é com passas)

::Glacê
2 xícaras e meia de chá de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de leite quente
2 colheres de sopa de suco de limão

>> Como Fazer

::Massa
Bata a manteiga na batedeira até virar um creme. Adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa. Acrescente o leite condensado em fio (ou seja, vá deixando ele sair da lata nesse formato de fio, não coloque a lata toda de uma vez, ok!), sem parar de bater. Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as passas. Por último, acrescente delicadamente as claras batidas em neve. Depois que as claras já estiverem bem incorporadas à massa, você joga o anel ou medalha passado na farinha de trigo. Asse em uma fôrma grande com furo central, em forno médio (180 graus), pré-aquecido por cerca de 1 hora (eu geralmente ligo o forno na hora que começo a preparar a massa). Desenforme o bolo ainda quente.

::Glacê
Misture todos os ingredientes e despeje sobre o bolo. Decore com cerejas ou damascos secos. Você também pode decorar com fios de ovos, caso goste (tipo a minha sogra – hehehe). ;)

No último ano eu não fiz o glacê, só polvilhei açúcar de confeiteiro e decorei com as frutas. E ficou muito gostoso também. O sabor é bem bom, não é muito doce, e ainda tem as frutas (secas e cristalizadas), eu adoro… Agora eu quero ver todo mundo fazendo o bolo, pra ficar bem rico e cheio de fartura em 2015. Muito ouro, Insha’Allah!!!!

Vale lembrar que, de acordo com a família do Thiago, é dia de comer romã e guardar 9 sementes na carteira. Eu como as romãs no Ano Novo, mas de qualquer maneira, não custa reforçar a mandinga, né! Mas como 12, uma pra cada mês. ;)

Quem fizer o bolo, depois vem aqui me contar nos comentários se gostou (e no fim do ano vem contar se ficou rico – hehehe).

Sobre Tayra

"Eu não aceito o que se faz Negar a luz, fingindo que é paz A vida é hoje, o sol é sempre Se já conheço eu quero é mais"
Esta entrada foi publicada em Receitinhas com as etiquetas , , , . ligação permanente.

2 respostas a Repostagem de receita – Bolo de Reis

  1. Pingback: Receita: Tiramisu | Teia de Renda

  2. Pingback: “Hoje é o dia do bolo de reis” | Teia de Renda

Deixe uma Resposta

